Guia para consulta de produtos e empresas do setor hospitalarInformações úteis relativas a equipamentos, produtos e serviçosDicionrio de Verbetes Hospitalares

 

 

Beta Indústria e Comércio de Equipamentos Eletrônicos Ltda.

Av. João Martins Eredia, 242 - Jardim Ipanema
Cep: 04784-060 - São Paulo - SP - Brasil
Telefone: (11) 5545-4544

Fax: (11) 5545-4545

No Break Interativo Microprocessado Linha Argos Dispositivo Supervisor de Isolamento Display LCD “Touch Screen” - Concentrador Transformador de Separação

Produtos: Esquema IT Médico, Estabilizadores, No Break, Sistema IT médico, Testador de Isolação, Transformadores

A Beta Eletronic, tradicional fabricante de Estabilizadores e No Breaks Microprocessados, assim como, Quadros Elétricos e Transformadores à Seco, possui mais de 5000 equipamentos instalados, em especial no segmento médico.

Desde 1994 atuando no segmento de equipamentos de proteção para distúrbios de energia, a Beta Eletronic se desenvolveu e expandiu ao longo do tempo. Em 1998 a nova Diretoria com experiência de mais de 20 anos em equipamentos de energia, consolidou e ampliou com novos produtos, a participação em novos nichos de mercado.

Buscando a constante atualização tecnológica de seus produtos, a Beta Eletronic aprimorou seu corpo técnico e investiu em pesquisa e desenvolvimento, obtendo o incentivo da Lei da Informática em 2002.

A Beta Eletronic sempre atuante na área hospitalar, com Estabilizadores e No Breaks testados e homologados em diversos fabricantes de equipamentos de diagnóstico por imagem e
análises clinicas, tais como GE, Toshiba, Bayer HC, Varian, Philips, Siemens, Shimadzu, Medison e Lorad. Responde hoje por mais de 80% dos equipamentos instalados no Brasil, em mais de 500 hospitais e clínicas. Através desse constante trabalho e confiança adquirida por nossos clientes, em 2008 surgiu a possibilidade de desenvolver o estudo de projetos para sistemas IT-Médico.

Aliando tecnologia e qualidade, sempre atenta a todos os requisitos das normas pertinentes, a Beta Eletronic desenvolveu uma solução completa para aplicações Hospitalares onde o fornecimento de energia elétrica não pode ser interrompido assim como o paciente e o corpo clinico não podem correr riscos. Capacitada para projetar, montar, instalar, prestar manutenção preventiva ou corretiva em qualquer lugar do Brasil.

Dessa forma, a Beta Eletronic fornece hoje para a área médica, além de Estabilizadores de Tensão e No Breaks Microprocessados, Dispositivos e Transformadores de Separação para locais que requerem sistema de aterramento IT-médico.

Política da Qualidade:

Garantir a excelência em qualidade no fornecimento de produtos e serviços através dos seguintes princípios:

- Fornecer produtos e serviços com a melhor qualidade e menor custo possível, satisfazendo as necessidades e superando as expectativas de nossos clientes.

- Buscar continuamente o aperfeiçoamento de nossos produtos e serviços.

- Adotar métodos de trabalho simples, eficientes e procurar aperfeiçoá-los continuamente.

- Treinar e assegurar que os nossos colaboradores possam desempenhar suas funções da melhor forma.

- Melhorar a qualidade de vida, mantendo um ambiente de trabalho limpo, ordenado e seguro, preservando o meio ambiente e os recursos naturais.

Certificações:

- ISO 9001:2008 (certificadora SGS)

- Certificação de Produto (Certificadora SGS) – Transformador de Separação para Sistema IT Médico conforme norma IEC 61558-2-15

Hospitalar-2006Hospitalar-2007Hospitalar-2008Hospitalar-2009Hospitalar-2010Hospitalar-2011Hospitalar-2012Hospital-do-Suburbio-Salvador


Estabilizadores Eletrônicos


Devido a instabilidade na tensão das redes elétricas no Brasil, para que não sejam causados sérios danos a equipamentos eletrônicos , são utilizados equipamentos de proteção como Estabilizadores de tensão.
A principal função do estabilizador é corrigir a tensão da rede elétrica para fornecer uma alimentação estável e segura a equipamentos. O estabilizador protege os equipamentos contra sobretensão, subtensão e transientes.
Estabilizadores Eletrônicos

Estabilizador de Tensão Microprocessado Linha Omega

Os estabilizadores de tensão da Beta Eletronic são eletrônicos microprocessados, isto é, o circuito de correção é controlado ativamente pelo microprocessador que digitaliza a forma de onda da entrada e aciona instantaneamente o tap necessário para corrigir a variação de tensão.

Aplicações:

  • Sistemas Médicos de Diagnóstico Imagem
  • Tomógrafos e Ressonâncias Magnéticas
  • Sistemas de Refrigeração e Ar Condicionado Central

 Proteções Elétricas

  • Sobrecarga
  • Curto-Circuito
  • Sub e Sobre Tensão
  • Rearme Automático




No Break


O No Break é a solução que evita que seu equipamento seja desligado em caso de falta de energia. Além de corrigir a rede elétrica contra as oscilações de tensão, fornece na falta de energia, alimentação elétrica ininterrupta evitando a paralisação dos equipamentos.
No Break Interativo Microprocessado Linha Argos

No Break Interativo Microprocessado Linha Argos

O No break Argos da Beta Eletronic baseia-se na tecnologia Line Interactive - Interativo Microprocessado, possui Controle Digital empregado pelo Microprocessador RISC, seu projeto permite em sua saída uma Forma de Onda perfeitamente Senoidal, pois é dotado de Inversor PWM de Alta Frequência.
Seu sistema proporciona o Interfaceamento de Gerenciamento Remoto, permitindo ao usuário, visualizar os parâmetros do No Break e realizar shutdown programado.

Aplicações:

• Equipamentos de Eletro-medicina
• Análise de Patologia
• Exames de Ultra-sons
• Exames de Mamografia
• Análise clinica In vitro

No Break Trifásico Linha Sigma

No Break Trifásico Linha Sigma

O No Break Sigma da Beta Eletronic inova o tradicional conceito em termos de suprimento de alimentação contínua em AC extremamente confiáveis.
Por intermédio de um sistema chamado On-Line de Dupla Conversão, a carga crítica permanece sempre alimentada pelo No Break, quer pela corrente contínua do retificador ou do banco de baterias.
Na ocorrência de qualquer distúrbio proveniente da rede elétrica comercial de entrada, o conjunto Inversor e Baterias assumem a alimentação da carga sem interrupção.
Em adição a este sistema, uma chave estática de proteção chamada By-Pass Estático monitora a saída do Inversor. Esta, por sua vez opera em sincronismo de fase com uma rede alternativa da concessionária.
Caso haja uma falha ou a carga de saída solicita uma corrente superior à capacidade máxima do Inversor, a chave estática transfere a carga para a rede alternativa, até que cesse a situação anormal e o sistema retorna automaticamente ao modo de operação normal.

Aplicações:

• Sistemas Médicos de Diagnóstico e Imagem
• Laboratórios
• Instrumentação Científica
• Tecnologia da Informação
• Equipamentos de informática




Sistema IT Médico


Em aplicações Hospitalares, do Grupo 2 (equipamentos de sustentação a vida) conforme Norma NBR 13534, faz-se necessário o projeto de instalação que prevê a aplicação de transformadores do tipo separador (ensaiado de acordo com a IEC 61558-2-15), Dispositivo Supervisor de isolação, anunciador e TC.
Sistema IT MédicoA utilização de sistemas IT Médico aumenta a segurança para o paciente e para o corpo clínico, pois a interrupção no fornecimento de energia elétrica em caso de uma falta é evitada, pois mesmo em um caso de curto-circuito fase terra, por exemplo, um equipamento eletro médico pode ser usado para auxiliar ou substituir, temporariamente ou permanentemente, funções vitais de um paciente. Além disso, ocorre uma redução nas correntes de fuga circulando pelo condutor de proteção, o que diminui a tensão de contato e consequentemente a intensidade de um choque elétrico acidental.
O sistema possui sensor de Falta de Fase, Sensor de Sobre corrente, Dispositivo Supervisor de Temperatura (DST), Dispositivos Supervisor de Isolamento (DSI) que mede a resistência entre os condutores de alimentação e o condutor de proteção, sinalizando sonora e visualmente quando essa resistência decresce 50 KΩ.
Aplicações:
• UTI`s
• Salas Cirúrgicas
• Salas de Hemodinâmica
• Neonatal
• Locais Médicos – Grupo 2




Dispositivo Supervisor de Isolamento (DSI) / Supervisor de Temperatura (DST) / Supervisor de Corrente (DSC)


Dispositivo Supervisor de Isolamento O Dispositivo Supervisor de Isolamento da Beta Eletronic atua de acordo com as Normas atuais de instalações elétricas, onde está prescrito o monitoramento contínuo do estado de isolamento da rede, sendo feito através da injeção de pulsos de tensão contínua entre a linha de alimentação do dispositivo e o aterramento.
A corrente contínua, consequentemente gerada, é composta por componentes ôhmicos e capacitivos, cuja elaboração das mesmas determina o nível de dispersão total, caso isto seja maior que o ajuste imposto, o dispositivo intervém, emitindo um sinal de alarme.
O dispositivo, projetado segundo os critérios tecnológicos mais avançados, atua com funções próprias, utilizando um microprocessador interno que resulta em um equipamento extremamente preciso, seguro e confiável, ou seja, é sinônimo de garantia, característica exigida no setor de aplicações hospitalares.




Dispositivo Anunciador


Dispositivo Anunciador O Dispositivo Anunciador Beta Eletronic, foi desenvolvido para operar em conjunto com o DSI (Dispositivo Supervisor de Isolamento) de acordo com o prescrito na Norma NBR 13.534 - “Instalações Elétricas em Estabelecimentos Assistenciais de Saúde – Requisitos para Segurança” e Portaria 2.662 do Ministério da Saúde.
Pode ser instalado dentro do Centro Cirúrgico, Posto de Enfermagem ou Centro de Manutenção, para observação da atuação do DSI e consequentemente a situação do sistema elétrico e/ou equipamentos conectados ao mesmo.
Para sinalização dos alarmes a distância, de acordo com a Norma NBR 13534:
  • Led verde: equipamento ligado
  • Led vermelho: sinalização sobre temperatura
  • Led amarelo: sinalização de falha
  • Botão silenciar: para desligar o alarme acústico sobre o quadro de sinalização à distância, ativado quando for ultrapassado o nível de intervenção
  • Botão de teste: para verificar periodicamente a eficiência do dispositivo como recomendado pela Norma
  • Saída de som: buzina




Display de Alarme remoto - Concentrador


Display de Alarme remoto - Concentrador O Display de Alarme remoto Beta Eletronic é um acessório que possibilita controlar o estado de funcionamento de um grupo de dispositivos de monitoramento de isolação (de 1 a 12) a partir de uma sala de controle único. Tendo assim o status de cada dispositivo e qualquer sinalização de alarme em tempo real. Permite a instalação muito simples: nenhuma programação é necessária.
Protocolos de comunicação: (Modbus-TCP, FTP, SMTP).
Recursos do Display de Alarme remoto:
  • Histórico de falhas.
  • Tempo de duração dos eventos.
  • Indicação do Leito/Circuito/Sala com falhas.
  • Porta serial - RS 232 e RS 485 e USB.
  • Sistema desenvolvido para conectividade em Barramento modbus




Display LCD “Touch Screen” - Concentrador


Display LCD “Touch Screen” - Concentrador O Display de Cristal Líquido programado pela Beta Eletronic é uma interface que possibilita a visualização dos parâmetros pré-estabelecidos de isolamento, temperatura e corrente. Através da tela em touch screen, o usuário verifica e monitora com rapidez os eventos ocorridos em cada uma das salas (Leitos) e visualiza o log de eventos para analises posteriores em tempo real.




Transformador de Separação


Transformador de Separação O transformador de separação da Beta Eletronic é especifico para suprimentos de energia para instalações de sistemas médicos.
Possuem isolação reforçada, blindagem eletrostática entre enrolamentos primário e secundário, conectados a um terminal próprio e características elétricas e mecânicas que garantem qualidade e confiabilidade a sua aplicação.
São providos de sensores de temperatura tipo PT-100, designados ao circuito de controle de temperatura.
O transformador garante a confiabilidade da condição do isolamento do circuito sendo imprescindível para a segurança nas aplicações cirúrgicas.
O transformador de separação (certificado pela SGS) é fabricado de acordo as normas IEC 61558-2-15 e NBR13534.
Classe de isolação: F (150 °C)
Elevação de temperatura: F (80 °C);
Ruído audível: ≤ 40 dB @ 1 Metro;
Frequência: 60 Hz (Standard) ou 50 Hz (Conf. Solicitação);
Potência monofásica: Até 10,0 KVA;
Tensão Primária: até 1000 V;
Tensão Secundária: até 250 V;
Tensão de curto-circuito: ≤ 3%;
Corrente a vazio: ≤ 3% x In;
Conexão Elétrica: por meio de terminais;
Fixação: Por meio de base metálica.
  O que é a certificação de produto?
SGS

A certificação de produtos é realizada por uma terceira parte, isto é, por uma organização independente acreditada para executar essa modalidade de Avaliação da Conformidade.
A Certificação de Produto, também conhecida como Avaliação da Conformidade, é um processo sistematizado, acompanhado e avaliado, de forma a propiciar adequado grau de confiança de que um produto atende a requisitos pré-estabelecidos em normas e regulamentos técnicos, nacionais e internacionais.
A Certificação de Produto pode ser classificada como Compulsória e/ou Voluntária:
Compulsória: regulamentada por lei ou portaria baseadas nas questões de saúde, segurança e

meio ambiente. Os produtos listados nas regulamentações apenas podem ser comercializados após a sua certificação.
Voluntária: mesmo não sendo um requisito obrigatório proporciona aos produtos uma vantagem competitiva, além de demonstrar que seguem uma norma e que foram avaliados em diversos itens de qualidade, segurança e desempenho.
Após a auditoria, avaliação do produto e validação da Certificação é emitido o Certificado. A manutenção da Certificação é realizada com auditorias periódicas à fábrica. Onde o especialista irá avaliar o processo de construção do produto, a condução de ensaios em laboratórios, os registros de ensaio e a conformidade com os requisitos de certificação.




Painel Elétrico Beta Eletronic


 Painel Elétrico 01A montagem dos Painéis da Beta Eletronic seguem os mais altos níveis e padrões de qualidade. Todos os equipamentos e cabos dos painéis elétricos montados na Beta Eletronic são identificados para facilitar a manutenção.

São utilizados painéis PTTA, que são projetados para atender completamente a norma "NBR IEC 60439-1 - Conjunto de Manobra e Controle de Baixa Tensão" garantindo uma maior segurança. Esta Norma aplica-se aos conjuntos de Painel Elétrico 02 manobra e controle de baixa tensão (com ensaio de tipo parcialmente testado (PTTA)), em que a tensão nominal não exceda 1 000 VCA, a frequências que não excedam 1 000 Hz, ou 1 500 VCC, destinados aos conjuntos que incorporam equipamentos de controles  Painel Elétrico 03e/ou de potência. Também se aplica aos conjuntos projetados para uso sob condições de serviço especiais, como, por exemplo, manobrados por pessoas não habilitadas.

Características a serem conferidas

Subseções IEC 60439-1

Ensaio

PTTA

Limites de elevação da temperatura 8.2.1 Ensaio de Tipo Verificação dos limites de elevação da temperatura por ensaio ou extrapolação
Propriedades dielétricas 8.2.2 Ensaio de Tipo Verificação das propriedades dielétricas por ensaio, de acordo com 8.2.2 ou 8.3.2, ou verificação de resistência de isolação, de acordo com 8.3.4 (ver nos 9 e 11)
Corrente suportável de curtocircuito 8.2.3 Ensaio de Tipo Verificação da corrente suportável de curto-circuito por ensaio ou por extrapolação de arranjos típicos ensaiados de forma similar
Eficácia do circuito de ProteçãoConexão eficaz entre as partes condutoras do CONJUNTO e o circuito de ProteçãoCorrente suportável de curtocircuito do circuito de proteção 8.2.48.2.4.18.2.4.2 Ensaio de Tipo Verificação da conexão eficaz entre as partes condutoras expostas do CONJUNTO e o circuito de proteção por inspeção ou por medição da resistênciaVerificação da corrente suportável de curto-circuito do circuito de proteção por ensaio ou projeto apropriado e arranjo do condutor de proteção (ver 7.4.3.1.1, último parágrafo)
Distâncias de isolação e de escoamento 8.2.5 Ensaio de Tipo Verificação das distâncias de isolação e de escoamento
Funcionamento mecânico 8.2.6 Ensaio de Tipo Verificação do funcionamento mecânico
Grau de proteção 8.2.7 Ensaio de Tipo Verificação do grau de proteção
Conexões dos condutores, funcionamento elétrico 8.3.1 Ensaio de Rotina Inspeção do CONJUNTO inclusive inspeção das conexões dos condutores e, se necessário, ensaio de funcionamento elétrico
Isolação 8.3.2 Ensaio de Rotina Ensaio dielétrico ou verificação da resistência de isolação de acordo com 8.3.4 (ver nos 2 e 11)
Medidas de proteção 8.3.3 Ensaio de Rotina Verificação das medidas de proteção
Resistência de isolação 8.3.4 Ensaio de Rotina Verificação da resistência de isolação salvo os ensaios de acordo com 8.2.2 ou 8.3.2 tenha sido realizado (ver nos 2 e 9)




Testador de Isolação


Testador de IsolaçãoO Testador de Isolação foi desenvolvido para a realização de testes rápidos de isolamento elétrico dos Equipamentos Eletromédicos, assegurando que o equipamento está em condições de ser conectado ao sistema de aterrametno IT, minimizando os riscos de desligamento da rede elétrica devido a falta à terra. Elevando assim o nível de segurança elétrica dos equipamentos antes destes adentrarem nos ambientes enquadrados no grupo2.
A utilização do Testador de Isolação aumenta a segurança para o paciente e traz tranquilidade para a equipe de saúde do hospital quando evita que equipamentos com baixa isolação elétrica sejam conectados a rede elétrica e provoquem o desligamento dos disjuntores de proteção e deixem os ambientes sem energia elétrica.
O testador realiza sua função através do Dispositivo Supervisor de Isolamento (DSI), o qual mede a resistência entre os condutores de alimentação e o condutor de proteção elétrica (“fio terra”), emitindo sinalização sonora e visual quando essa impedância apresentar valores abaixo dos níveis de segurança programados no DSI.
Outro parâmetro monitorado pelo Testador é a corrente da carga, que pode ser utilizado para verificar se o consumo de corrente do equipamento está compatível com o circuito elétrico ao qual o equipamento será conectado.



BETA ELETRONIC - HOSPITALAR 2012








Busca:


Busca por produto: