Guia para consulta de produtos e empresas do setor hospitalarInformações úteis relativas a equipamentos, produtos e serviçosDicionrio de Verbetes Hospitalares

RDI logo    Prêmio Hospital Best 2013

 RDI Bender Representações e Distribuição Industrial Ltda

Rua Vicente Rodrigues da Silva, 973 - Piratininga

Cep: 06230-098 - São Paulo - SP - Brasil

Telefone: (11) 3696-8912

Fax: (11) 3696-8906

Produtos: DSI, Esquema IT Médico, IT Médico, Painéis, Painéis para U.T.I, Proteção Elétrica ao Paciente, Quadro de Controle, Quadros Elétricos, Segurança Elétrica do Paciente, Sistema IT médico, Solução IT Médico, Supervisão Elétrica, Testador de Equipamentos Eletromédicos, Transformador de Isolação, Transformadores

A RDI atua há mais de 25 anos no Brasil nas áreas de engenharia elétrica e eletrônica com uma equipe alinhada ao conceito de que a confiabilidade e disponibilidade do sistema elétrico de uma empresa se constituem em um dos pilares para seu sucesso.
A participação de nossos engenheiros em discussões no COBEI, com o intuito de aprimorar conceitos de instalações elétricas de baixa e média tensão garante um total conhecimento das mais atuais normas nacionais e internacionais.
Nossa empresa é hoje líder de mercado na área hospitalar, contando com mais de 3000 Esquema IT Médico RDI BENDER instalados do Rio Grande do Sul ao interior da Floresta Amazônica. Esta medida de proteção exigida pela
ABNT NBR 13534 e portaria RDC 50 da ANVISA minimiza a possibilidade de acidentes elétricos em ambientes onde a sustentação da vida é fundamental.
Na área industrial equipamos plataformas de petróleo, mineradoras, empresas GTD, de geração, transmissão e distribuição de energia e empresas que não podem ter seus processos interrompidos, tais como as da indústria automobilística, de papel e celulose entre outras.
Falhas elétricas em setores de serviço como os das telecomunicações e bancário podem provocar prejuízos incalculáveis.
   
Também nestas áreas a RDI BENDER está apta a oferecer soluções individuais para atender as necessidades especiais de nossos clientes, com dispositivos e sistemas de tecnologia BENDER que desenvolveu além do DSI Dispositivo Supervisor de Isolamento, com princípio patenteado de medição adaptável AMP e AMPPLUS, os mais rápidos localizadores de falhas do mundo para rastreamento em até 1080 canais em menos de 10 s.
Contribuir para que a gestão de manutenção de uma empresa seja cada vez mais preditiva em relação a soluções de problemas originados por falhas elétricas é nossa missão.

Bender Group


Esquema IT Médico


 

Esquema IT Médico RDI BENDER
 

 

O “cinto de segurança” elétrico de seu hospital.

 

Além de assegurar qualidade no fornecimento de energia aos Centros Cirúrgicos e UTIs, o Esquema IT Médico é o “cinto de segurança” que previne acidentes elétricos em tempo integral, instalado de maneira permanente, não podendo ser desconectado, bem como não pode ser usado como testador de equipamentos eletro- médicos, pois para este requisito deve-se atender a norma NBR 60601-1 sobre segurança elétrica nestes equipamentos.


A Anvisa determina o uso obrigatório do Esquema IT Médico pela mesma razão pela qual as autoridades de trânsito determinam a obrigatoriedade do cinto de segurança: porque acidentes acontecem.

 

Um fornecimento de energia confiável é condição essencial para o bom funcionamento de equipamentos eletromédicos. Isto, aliado ao fato de que qualquer falha de energia coloca em risco a vida, impõe rígidos requisitos para a segurança e confiabilidade de instalações elétricas em locais médicos.
Os locais médicos do Grupo 2 (salas cirúrgicas, UTIs, salas de procedimentos invasivos como os intracardíacos, de emergência, de hematologia entre outras) devem ter esquema de aterramento IT. Neste tipo de instalação, por ser de pequena intensidade, a primeira falta à terra ou à massa não requer o desligamento automático da energia, o que permite a continuidade dos procedimentos médicos sem colocar pacientes e equipe médica a riscos de choque elétrico ou queimaduras. Para isto, é necessário que a instalação seja permanentemente monitorada quanto à resistência de isolamento por um dispositivo supervisor de isolamento (DSI) e que falhas no sistema, incluindo sobrecarga e elevação de temperatura no transformador, sejam imediatamente anunciadas por um sistema de sinalização.
Cada conjunto de locais destinados à mesma função deve ser provido ao menos de um esquema IT-médico exclusivo.
É recomendado que cada sala cirúrgica seja provida de um esquema IT médico exclusivo. Em UTIs, o limite de potencia do transformador determina o limite de leitos a serem alimentados e desta forma o número de Esquema IT Médico para supervisão.
A NBR 13534 em sua 2ª edição vigente a partir de 28.07.2008 especifica os equipamentos do esquema IT Médico.
Se a supervisão permanente da resistência de isolamento atende as exigências da NBR 13534, a localização das falhas de isolamento em salas como UTIs, onde quatro leitos podem ser alimentados por até 90 tomadas, pode se tornar uma tarefa demorada caso seja efetuada manualmente. A solução da RDI BENDER para este tipo de situação é a utilização de um sistema supervisorio de localização de faltas, recomendado pela NBR 5410 (5.1.2.2.4.4, d) Nota).
Como a localização é feita em menos de 10 segundos, os riscos da primeira falta e segunda falta ao paciente são altamente minimizados.
 
  ____________________________________________________________________________  
.Aplicação
. Técnica
. Folheto
Esquema IT Médico RDI BENDER
O Esquema IT Médico RDI BENDER segue as especificações exigidas pela NBR 13534, RDC 50 ANVISA e portaria 2662 do Ministério da Saúde.

 

 

_______________________________________________________________________________

 

DSI – para circuitos auxiliares e de comando
     
 
O dispositivo supervisor de isolamento (DSI) é o dispositivo exigido pela NBR 5410 para monitorar permanentemente a resistência de isolamento e indicar a primeira falta à massa ou à terra em sistemas não aterrados (esquema IT).
Circuitos auxiliares e de comando são usados para funções adicionais tais como, controle de produção, circuitos de bloqueio, alarme e medição, para o quais um enfoque especial é colocado na disponibilidade e confiabilidade operacional. Circuitos de comando como os sistemas de comando de máquinas ou iluminação de segurança geralmente têm limitação de espaço. Nossos DSIs têm o design e tamanho ideais para estes circuitos.
 
. Aplicação
. Técnica
. Folheto
 
     
     
série DSICDT20-D4 série DSIALT25 série DSIADT25-D4
     
RoHs RoHs

_______________________________________________________________________________

 

Sistema para localização RDI Bender
     
  O uso de sistemas IT oferece uma enorme vantagem pois a primeira falta de isolamento não provoca falha no sistema. Isto significa que processos complexos e linhas de produção não são interrompidos inesperadamente.
Ao contrário, a continuidade da operação é garantida sob condições controladas e falhas podem ser corrigidas posteriormente, sem os altos custos associados a paradas inesperadas.Para que as vantagens de uma instalação IT não percam o sentido:
A 1ª falta deve ser localizada e eliminada no menor espaço de tempo possível! Vide NBR 5410 – 5.1.2.2.4.4Oferecemos uma linha completa de sistemas para localização de falhas de isolamento automática e manualpara os mais diversos tipos de instalações e circuitos elétricos incluindo o mais rápido localizador de falhas no mercado!
 
 
 
 
 
_

     
   
Para instalações IT
 
· até 1080* canais rastreados em < 10 segundos;
· localização da falha durante a operação;
· informação precisa do local da falha via display;
· alta sensibilidade.
 
* cada dispositivo rastreia falhas em 12 canais; uma rede de supervisão comporta até 90 dispositivos
     
   





A obrigatoriedade da instalação e uso do IT Médico.


Norma NBR13534-2008 – Instalações

NBR60601-1 - Equipamentos eletro-medicos

Normas IEC61577-8 - DSI

IEC 61558-2-15 - Transformadores de separação

IEC 61326-2-4 - Compatibilidade eletro-magnetica DSI

Anvisa:  RDC 050

 

Prevenir continua sendo melhor que remediar. Acidentes são eventos fortuitos e, por definição, inesperados. Mas, no caso dos acidentes elétricos prevalecentes em Centros Cirúrgicos e UTIs, podem ser antecipados e prevenidos. Centros Cirúrgicos e UTIs apresentam elevado risco uma vez que reúnem grande número de equipamentos e eletromédicos em ambiente altamente agressivo para os circuitos e partes elétricas. Além disso, os eventos adversos de origem elétrica nesses ambientes tendem a ser ampliados devido ao contato direto com os pacientes. Mesmo fugas de corrente e descargas elétricas de baixa voltagem, que podem passar desapercebidas pelas equipes de atendimento, podem produzir sequelas e até levar a óbito pacientes fragilizados ou debilitados. A eletricidade ajuda a salvar vidas, mas seu uso requer precauções especiais. O Esquema IT Médico existe para monitorar a instalação e o funcionamento dos equipamentos elétricos, fazer a vigilância preventiva e detectar problemas elétricos potencialmente perigosos antes que causem acidentes.

 

IT Médico RDI Bender. Sempre Alerta na Proteção à Vida.

 

Alerta aos Senhores Dirigentes Hospitalares:Acidentes elétricos são potencialmente letais e podem levar a óbito ou produzir sequelas graves quando ocorrem em procedimentos cirúrgicos ou atingem pacientes internados em UTIs. Para prevenir esses acidentes a ANVISA determinou a obrigatoriedade da instalação e uso contínuado dos Esquemas IT Médico. Acidentes elétricos que tenham lugar em Centros Cirúrgicos ou UTIs desprovidos de proteção elétrica adequada podem caracterizar incúria desidiosa e responsabilizar criminalmente os dirigentes responsáveis, bem como atingir civilmente as instituições que descumprem o preceito legal de zelo pelos pacientes e pelas equipes de atendimento.





DSI - Dspositivo Supervisor de Isolamento


  • DSI – Dispositivo Supervisor de Isolamento, para monitoramento da corrente de fuga em sistemas não aterrados (IT) conforme exigido pela NBR 5410.





LFFR / LFMS – Sistemas Supervisórios de Localização de Falhas


  • LFFR / LFMS – Sistemas Supervisórios de Localização de Falhas fixos para localização de falhas de isolamento automática durante a operação ou portáteis.





Dispositivo Supervisor da Corrente Residual


  • DSCR / DSCRDispositivo Supervisor da Corrente Residual (fuga à terra) Tipo A / Tipo B conf.IEC 60755.





Sistema para Supervisão de Correntes Elétricas


  • DSCRLFSistema para Supervisão da Corrente Residual com Localização de Falhas.





Relés de Medição e de Supervisão


  • RELÉS DE MEDIÇÃO E RELÉS DE SUPERVISÃO – Relés de tensão, relés de corrente, relés de freqüência, relés de assimetria, relés de seqüência de fase, relés de fuga á terra..





Conjuntos e Acesséorios para Sistemas Anunciadores de Alarme e Testes de Eletromédicos


  • ACESSÓRIOSpara compor os sistemas: anunciadores de alarme e teste, transformadores de medida, conversores de protocolo, sistemas de visualização e comunicação..





QUADROS E PAINÉIS Elétricos


QUADROS E PAINÉIS – para instalação em indústrias, hospitais, edifícios comerciais e residenciais





Testador de Equipamentos Eletromédicos


UNIMET – Testador de equipamentos eletromédicos conforme exigido pela NBR IEC 60601



RDI Bender na Feira Hospitalar



Medicina sem choque



DSI - Dispositivo Supervisor de Isolação



Esquema IT Médico RDI Bender



Sistema IT Médico para ambientes hospitalares



Transformador de Separação - Sistema IT Médico



Eng. Sérgio Castellari na noite de entrega do Prêmio Hospital Best 2013 para a RDI Bender



Sistema IT Médico bem explicado








Busca:


Busca por produto: